Item 374 - As relações de poder nas práticas escolares: reflexões a partir de anotações de campo.

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Código de referência

BR CMV-GO EPT-DCO-374

Título

As relações de poder nas práticas escolares: reflexões a partir de anotações de campo.

Data(s)

  • 2014-10 (Creation)

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Âmbito e conteúdo

O artigo discute, sob as perspectivas teóricas de Bourdieu (2009), Foucault (1993; 1999) e Weber (1982; 1995), as relações de poder observadas em uma escola pública de educação básica, situada no estado de Minas Gerais. Foram feitas observações sistemáticas durante o 2º semestre letivo de 2013, em duas classes do ensino fundamental, uma do 6º ano e outra do 9º, além de observações do recreio e outros espaços internos da escola. O registro foi realizado por meio de anotações de campo, um dos três instrumentos de coleta de dados utilizados em uma dissertação de mestrado ainda em andamento, cujo tema central é a violência simbólica escolar. O objetivo deste trabalho é compreender como nessa instituição, que é vista hegemonicamente pela comunidade local como uma boa escola, com gestão que se conceitua democrática e que é frequentada por alunos considerados bons, se dão as relações de poder.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

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Script do material

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Nota

O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.

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