Item 375 - O mal-estar docente entre o mal-estar da cultura e o da civilização.

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BR CMV-GO EPT-DCO-375

Título

O mal-estar docente entre o mal-estar da cultura e o da civilização.

Data(s)

  • 2014-10 (Creation)

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Âmbito e conteúdo

O presente artigo tematiza um trecho fundamental de nossa pesquisa de mestrado já concluída, que investigou o mal-estar de professores do ensino médio. A problemática consistiu em buscar os determinantes associados a esse mal-estar. O mal-estar docente foi analisado a partir dos referenciais da Psicanálise Freudiana e da Filosofia de Nietzsche, sendo entendido como uma micro-expressão do mal-estar civilizatório e cultural maior. Foi realizada uma pesquisa empírica baseada na investigação de fontes orais, com caráter qualitativo de análise. Os resultados revelaram que o mal-estar no magistério está, associado a questões como: falhas no processo educacional de alunos, como operador de interdição de impulsos hostis e agressivos e, sobretudo, um processo de depreciação de alguns valores fundamentais no campo educacional, o que ilustra a propositiva nietzschiana acerca do niilismo.

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