Item 399 - Representações socioespacias da cidade de Cuiabá-MT, segundo crianças: análise dos mapas cognitivos a partir dos tipos de representação.

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BR CMV-GO EPT-DCO-399

Título

Representações socioespacias da cidade de Cuiabá-MT, segundo crianças: análise dos mapas cognitivos a partir dos tipos de representação.

Data(s)

  • 2014-10 (Creation)

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Este artigo propõe discussão em torno das representações socioespaciais da cidade de Cuiabá- MT, segundo crianças, e objetiva compreender a relação vivencial das crianças com o espaço público, a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) dos mapas cognitivos por elas construídos, em termos dos tipos de representação: a) desenho; b) mapa; c) mapa e desenho. A análise se orienta pela articulação entre a Teoria Histórico Cultural (VIGOTSKI, 2009; 2010) e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003), esta no diálogo com os estudos de Jodelet (1982; 2001), sobre os Mapas Sociais de Paris. Os resultados possibilitam pensar que o significativo percentual de aparição do tipo desenho de representação está possivelmente relacionado à vivência das crianças nos lugares da cidade, de modo que quanto menos vivências, maior a tendência à representação mais abstrata do tipo mapa.

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