Identity area
Reference code
BR CMV-GO EPT-DCO-430
Title
Formação ou pseudo-formação no ensino técnico profissionalizante no Brasil sob a perspectiva da teoria crítica em Theodor Adorno e Max Horkheimer?
Date(s)
- 2014-10 (Creation)
Level of description
Item
Extent and medium
Informação não disponível.
Context area
Name of creator
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Este artigo analisa, a partir da perspectiva da Teoria Crítica em Adorno e Horkheimer, os objetivos da educação técnico-profissionalizante no Brasil preconizados pela lei 9394/96, a LDB, que atesta “priorizar a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, ao buscar a superação da fragmentação das tarefas e a compreensão do processo global de produção”. Aponta uma real aproximação da educação para o trabalho com os ideais de cunho positivista, que visa apenas a adaptação acrítica por parte dos educandos, dado os elementos sócioeconômicos, bem como cognitivos, que a identificam, buscando legitimar a ideologia capitalista, cuja historicidade em nosso país tem sido associada, essencialmente, à formação de “mão-de-obra”, dificultando o desenvolvimento de subjetividades autônomas e comprometidas com uma prática social emancipadora.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
- Silva, Patrícia Costa e (Subject)