Área de identificação
Código de referência
BR CMV-GO EPT-DCO-321
Título
As licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: pressupostos para o enfrentamento à evasão.
Data(s)
- 2014-10 (Creation)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Informação não disponível.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Este trabalho pauta a implantação das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação (IF) no âmbito das políticas de formação de professores. Tratou-se de problematizar a oferta de licenciaturas nos IF diante da contraditória realidade destes cursos nas instituições públicas de educação superior. Por um lado, uma suposta demanda por ampliação de vagas; por outro, uma inexpressiva presença de candidatos em busca de formação para a docência e, mais ainda inexpressiva, a soma de concluintes nas licenciaturas ofertadas nas universidades e institutos federais. A evasão figura entre os sintomas mais importantes dessa contradição. A resposta às questões levantadas exigiu a contextualização da expansão e a análise dos dados quantitativos, tomando-se os números da Sinopse da Educação Superior dos últimos dois anos e os números do Instituto Federal Catarinense (IFC), como caso estudado.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
O objeto digital não disponível. O arquivo original pode ser encontrado nos Anais dos Encontros Regionais da Anped.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Queiroz, Vanderleia R. F. (Assunto)